10 Dicas de Planejamento para a sua clínica

10 Dicas de Planejamento para a sua clínica

Se você tem uma clínica de estética e às vezes sente que está com dificuldade para atrair novos clientes, manter os que já possui, ou que a conta no final do mês não está fechando, saiba que não está sozinho (a). 

Aqui na Sul Laser temos muitos clientes que acabam chegando com esse tipo de reclamação, nosso time de especialistas ao atender cada cliente de maneira personalizada consegue identificar e sugerir algumas dicas para o planejamento estratégico da sua clínica. 

Abaixo você vai ler as principais dicas:

 

1-Trace seus objetivos e metas 

 

Seja claro com relação aos seus objetivos e metas. Você precisa pensar nos dois separadamente, mas a meta é como você vai alcançar o seu objetivo. Sempre tenha esses pontos muito bem traçados e de maneira clara, assim fica mais fácil de alcançá-los. 

 

2- Faça a Análise SWOT 

 

A Análise SWOT ou FOFA é uma estratégia interessante usada em muitos planejamentos. Você vai pensar nas Forças (Strenght), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats). Feito isso você vai conseguir pensar em estratégias com maior facilidade.

 

3- Analise o que já foi feito 

 

Se você já tem a sua clínica há anos, provavelmente está fazendo algo certo, mas sempre dá para melhorar. Reveja o que já foi feito e analise como a estratégia funcionou e continue aplicando ela.

 

4- Use e abuse da tecnologia 

 

Atualmente existem muitas ferramentas online e de baixo custo que podem te ajudar a gerenciar e otimizar seu planejamento. É importante avaliar o que faz sentido para a sua clínica e pesquisar as melhores opções do mercado que mais fazem sentido para você. 

 

5- Alugue seus equipamentos 

 

Uma maneira de manter sua clínica atualizada e ainda ter um retorno de Investimento (ROI) maior é alugando os equipamentos e aparelhos para realizar os procedimentos. 

 

6- Esteja sempre atualizada com as tendências 

 

A área da saúde e estética está em constante desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas, estar atualizada e saber das principais tendências te ajuda a pensar em um planejamento estratégico mais eficaz.

 

7- Tenha um bom controle financeiro

Uma das maneiras de medir o sucesso da sua clínica é o seu caixa, por isso tenha um controle financeiro, mesmo que seja por uma simples planilha. 

 

8- Invista em Marketing Digital 

 

Pensar em uma estratégia de Marketing Digital é essencial atualmente, nos últimos anos a tendência de estar online cresceu tão rápido e o início da pandemia acelerou esse movimento, porém o Marketing Digital requer estratégia para que você tenha sucesso.

 

9- Faça checklists

 

Não confie somente na sua memória, ao criar estratégias e ações você deve criar checklists para otimizar os processos da sua clínica.

 

10- Pense no relacionamento com o seu cliente

 

Já falamos em outro post sobre a experiência do cliente e como você pode melhorá-la dentro da sua clínica. Mas indo além, existe a estratégia de relacionamento com o cliente, que consiste em pensar em ações para estreitar a sua relação com cada cliente.