Você sabia que o estresse do dia-a-dia pode aumentar ou iniciar a incidência de Acne?

O que é Acne

Acne é uma disfunção genética e suas manifestações ocorrem de acordo com a oscilação dos hormônios sexuais. É uma doença da pele que causa a formação de espinhas, cravos, pápulas, pústulas e cistos.
As glândulas sebáceas secretam as gorduras para criar um manto protetor para a pele. Com aumento na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar à camada externa da pele se obstrui e o que fica retido inflama. Esta alteração é o que chamamos de acne.

O que causa a Acne

A acne surge principalmente na adolescência, época em que há uma explosão hormonal em nosso organismo. Hereditariedade, genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias e até o estresse emocional são considerados fatores de risco para a manifestação da acne ou agravamento do quadro.

Como prevenir

Lave seu rosto algumas vezes ao dia, especialmente à noite, antes de dormir. Não esprema as espinhas, isso pode resultar na formação de cicatrizes definitivas. Lembre-se de seguir as orientações de um dermatologista, é a melhor, senão a única, maneira de tratar a doença da pele.

Como funcionam os tratamentos

O Peeling de Diamante dentre os peelings, é o menos agressivo e mais seguro atualmente, por não ter manipulação de produtos químicos e, ao contrário dos outros peelings, é um tipo de dermoabrasão menos invasivo. Outra vantagem é que não há liberação de pó, pois as partículas soltas pela pele ficam armazenadas na válvula do aparelho, que trabalha em conjunto com a ponteira de diamante.

Peeling Químico estimula a regeneração natural dos tecidos e também a produção de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da pele e seu aspecto jovial). Uma solução que fará com que as células se renovem é aplicada na pele. Durante o processo ocorre uma escamação da pele que pode ser na camada superficial, média ou profunda, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova.

Limpeza de Pele é iniciada com um gel de limpeza e uma lavagem local com um sabonete esfoliante. Logo após são aplicados algodões com uma solução chamada trieta e uma máscara térmica, que amolecerá a pele e abrirá os poros. A máscara é retirada e começa a desobstrução dos cravos e espinhas, feita manualmente ou com ajuda de curetas.  Depois é aplicado um gel antisséptico e uma máscara calmante para tirar possíveis vermelhidões. A máscara é retirada com um tônico, e finaliza-se com um protetor solar.

Luz Intensa Pulsada é um método de emissão de luz e calor baseado na distribuição de energia pelos locais de aplicação, o que progressivamente combate os sinais da chegada do envelhecimento. Com uma média de 5 sessões é possível obter excelentes resultados que, a cada aplicação, aumentam o grau de satisfação dos clientes.

Duração dos tratamentos

Com exceção da limpeza de pele, que tem duração de 1 hora e 30 minutos, todos os outros procedimentos têm duração de aproximadamente 30 minutos. A limpeza de pele é recomendada uma vez a cada 3 meses, para o peeling de diamante são necessárias cerca de 5 sessões, com intervalos de 7 ou 15 dias entre elas. Para a técnica de peeling químico é necessário avaliação do estado e reação da pele após a descamação, para indicação ou não de novas sessões. Os procedimentos podem ou não ser combinados para otimização do tratamento.

Cuidados depois dos tratamentos

Os tratamentos para acne não comprometem o retorno às atividades normais. Após o procedimento, e sempre, é importantíssimo o uso diário de filtro solar com um mínimo de 30 FPS.

Acne e o Estresse

Não é difícil encontrar pessoas com mais de 25 anos de idade, principalmente mulheres, reclamando do aparecimento de espinhas mesmo sem as terem tido durante a adolescência. Uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa dos problemas de pele em cada um de três pacientes é emocional – como estresse, ansiedade e depressão.

O estresse, quando é muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, que por sua vez acionam ainda mais a glândula sebácea. Segundo o estudo, a acne está associada ao estresse entre 3 e 5% dos casos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que um hormônio (liberador da corticotropina, ou CRH) associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos.

De acordo com o estudo, além de ser produzido pelo sistema nervoso central, o CRH também é feito pelas glândulas sebáceas da pele.
Hormônio envolvido na produção de acne através do estímulo das glândulas sebáceas é o androgênio, que é masculino. Como a mulher tem pouco hormônio masculino, qualquer alteração pode estimular a glândula e provocar a acne.

A acne na vida adulta além de ser potencializada pelo estresse, pode aparecer em mulheres com ovário policístico ou com alterações hormonais.
De acordo com os estudos, não há diferenças entre as espinhas causadas por fatores diversos. No tratamento são usados antibióticos e retinoides. Além disso, podem ser adotados peelings e lasers.

Cuide da sua pele

Conheça alguns cuidados básicos para se livrar ou diminuir a intensidade da acne:

– Lave a pele suavemente e sem exagero, duas vezes ao dia, com sabão neutro. Esfregar a pele não evita acne e pode piorar o problema;

– Evite tocar sua pele. Espremer uma espinha pode aparentar que tenha desaparecido temporariamente, no entanto, removê-la pode fazê-la ficar por mais tempo, causando inchaço, irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons;

– Previna-se do sol. Muitas medicações para acne podem causar queimaduras em algumas pessoas. Ficar sob o sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele. Faça uso de filtros sem óleo na fórmula;

– Lave o cabelo regularmente, principalmente se os fios forem oleosos.

Comments are closed