Rugas: saiba o que são e quais os melhores tratamentos para combater este problema

Rugas: saiba o que são e quais os melhores tratamentos para combater este problema

Com o passar dos anos as rugas aparecem como uma das principais queixas tantos entre mulheres quanto homens. E cedo ou tarde elas aparecem, pois são sinais do envelhecimento da pele. Geralmente surgem a partir dos 25 anos de idade, quando as substâncias que mantêm a pele firme, como o colágeno e a elastina começam a diminuir.

As rugas são resultados de um processo natural do envelhecimento. Alguns fatores como o sol em excesso, poluição, estresse e privação do sono são alguns dos que influenciam neste processo. A fisioterapeuta, diretora técnica da Sul Laser e proprietária da Clínica Senz, Caroline Scoz Alves, ressalta que o sol em excesso pode aumentar a flacidez e explica que as rugas nada mais são do que cicatrizes que se formam na pele. “Nada melhor prevenir do que tratar. E quanto antes você iniciar melhores serão os resultados”, ressalta.

A doutora Caroline explica que é possível utilizar tratamentos combinados para atuar na prevenção do aparecimento das rugas e utilizar tecnologias simples como a luz pulsada ou a radiofrequência com o botox. Neste caso, depois de realizado o tratamento, o paciente deve evitar a movimentação muscular facial em excesso para que o paciente não faça novas formações de rugas.

Já para combater as rugas, os tratamentos indicados são lasers mais fortes como os fracionados, incluindo o CO2, Erbium Yag e Erbium Glass. “Após uma avaliação do paciente, o profissional encontrará a melhor indicação para cada caso. Mas é muito importante tratar e quanto antes iniciar o tratamento melhores serão os resultados obtidos.”, explica a fisioterapeuta.

Quais são os tipos de cuidados após o tratamento?

Independentemente do tratamento iniciado, após da pele tratada, será necessário adotar uma série de cuidados. Conheça alguns deles.

1 – Uso do protetor solar

O maior cuidado é com o uso do protetor solar frequente. Deve ser usado no mínimo três vezes ao dia. No verão o uso deve ser repetido a cada duas horas, pois a pele deve ser mantida mais protegida uma vez que está mais exposta aos raios solares.

Também é muito importante evitar a exposição direta ao sol. Essa exposição direta ao sol traz um envelhecimento para a pele que muitas vezes não é só a nível estético. É importante cuidar com as doenças que podem ser causadas por conta do abuso à exposição solar.

2- Evitar mímica facial

Devemos também evitar a mímica facial. Falar demais gesticulando com a face infelizmente traz propensão à ruga. Pessoas com pele mais clara têm maior propensão a ficar enrrugaas mais cedo porque tem um número menor de colágeno. Já as pessoas mais morenas têm maior produção de colágeno, então eles apresentam tardiamente o processo de envelhecimento.

3 – Hidratar a pele

Mantenha a pele sempre hidratada. Nunca deixar desidratar demais porque isso facilita o aparecimento das rugas. Inclua ativos antioxidantes, como a vitamina C, E, Ácido ferúlico, Phloretin e Extrato de Blueberry em sua rotina diária de cuidado. Escolha um produto antirrugas para incluir na sua rotina;

4 – Faça uma limpeza diária

Mantenha a pele sempre limpa e inclua uma rotina de limpeza diária. Evite dormir com maquiagem. É importante também o consumo de muita água, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de açúcar.

Quais são os tipos de tratamento?

1 – Radiofrequência

A tecnologia de radiofrequência adotada na Clínica Senz e na Sul Laser para combater as rugas é a seguinte:

Exilis Elite – Procedimento não invasivo e indolor, sem downtime relativo, indicado para todas as áreas do rosto.

Clique aqui para conhecer mais sobre este tratamento.

2 – Luz Pulsada

As tecnologias de luz pulsada adotadas na Clínica Senz e na Sul Laser para combater as rugas são as seguintes:

3 – Laser

As tecnologias a laser adotadas na Clínica Senz e na Sul Laser para combater as rugas são as seguintes:

CO 2 Fracionado – Laser de CO2 fracionado indicado para o rejuvenescimento da face e das mãos. Excelente no tratamento das rugas mais profundas. Com bons resultados para retirar rugas em torno da boca comum em fumantes. Conheça mais sobre este tratamento aqui. 

Erbium Yag 2940Laser Yag fracionado indicado para rugas mais profundas e com opção de tratar rugas mais finas. A sua vantagem é que oferece um dowtime reduzido e melhora no pós tratamento quando comparado ao CO2 fracionado. Conheça mais sobre este tratamento clicando aqui. 

4– Ultrassom

As tecnologias de ultrassom micro e macrofocado adotadas na Clínica Senz e na Sul Laser para combater as rugas são as seguintes:

Ultraformer 3 – Ultrassom micro e macrofocado para lifting facial não cirúrgico. Ativa com eficiência produção de colágeno. Conheça mais sobre este tratamento clicando aqui.

Ulthera – Primeiro ultrassom microfocado para lifting facial não cirúrgico aprovado pelo FDA. Conheça mais sobre este tratamento clicando aqui.

5– Botox

Também conhecido como toxína botulínica é utilizado no tratamento para suavizar rugas e linhas de expressão no rosto. A Clínica Senz o tratamento é feito de forma preventiva e reparativa e combinado com outros tipos de tratamento.

Leia outras matérias em nosso blog

Lifting por ultrassom é alternativa à cirurgia plástica e traz resultado instantâneo

Manchas de pele. Saiba o que são e os tratamentos indicados para este problema

Acne também acomete adultos exige cuidados estéticos, médicos e em casa

O temido laser de CO2 fracionado. Vale a pena?

×