Você sabe como usar o Whatsapp Business na sua clínica?

Você sabe como usar o Whatsapp Business na sua clínica?

É bem provável que você use o Whatsapp pelo menos uma vez ao dia, seja para falar com a família, colegas de trabalho ou até mesmo adquirir um produto. Hoje em dia não tem como escapar, todo mundo usa o Whatsapp. No Brasil, o app possui mais de 120 milhões de usuários ativos.  

Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas e sua simplicidade caiu no gosto do Brasileiro. Nos últimos anos vimos um aumento tão grande no uso para os negócios que foi criado uma versão própria, o Whatsapp Business, com recursos específicos para quem possui uma empresa.  

Nesse post separamos algumas dicas para você usar da melhor maneira o Whatsapp Business para a sua clínica. 

1- Crie um perfil completo  

Ao criar a conta no Whatsapp Business, acesse as configurações e vá ao seu perfil, existem alguns campos para serem preenchidos, tenha sempre em mente que aquele possível cliente vai ler essas informações e coloque todas as informações deixando o seu perfil o mais completo possível. É possível inserir o horário de funcionamento, descrição, endereço, site e não se esqueça da Logo em alta qualidade como foto de perfil.  

2- Configure as Mensagens Automáticas  

Existem 3 opções de Mensagens automáticas: Mensagens de Ausência, Mensagens de Saudação e as Respostas Rápidas.  

Na Mensagem de Ausência, após ter colocado o horário de funcionamento para a sua clínica em seu perfil, você pode optar por enviar uma mensagem para quem entrar em contato fora desse horário. Certifique-se de escrever uma mensagem sem erros gramaticais. 

A Mensagem de Saudação é possível configurá-la para o primeiro contato, nela você pode colocar as principais informações sobre a sua clínica e já solicitar o nome completo daquela pessoa (você verá a importância nos próximos tópicos). 

Respostas Rápidas: Sabe aquelas perguntas que todo mundo sempre faz para você? Você pode deixar salvo uma mensagem padrão e configurar uma palavra para ativá-la, por exemplo as perguntas sobre formas de pagamento, endereço, principais procedimentos e etc.,  

3- Etiquetas 

No Whastapp Business é possível usar o recurso de etiquetas nas conversas com seus clientes, assim você consegue identificar com mais facilidade e organizar melhor a sua caixa de entrada, você pode criar até 20 etiquetas e organizar como achar melhor.

4- Organize os contatos  

Lembra na segunda dica sobre pedir o nome completo daquele contato? Então, SEMPRE salve o contato no seu telefone. Para manter mais organizado ainda você pode salvar com alguma palavra chave para identificar aquele cliente, um exemplo é salvar pelo procedimento que a pessoa vai realizar.  

Salvando o contato no seu telefone posteriormente você pode continuar a conversa chamando a pessoa pelo nome dela sem perder tempo pesquisando em histórico. 

5- Cuidado com SPAM  

Para evitar que suas mensagens sejam marcadas como SPAM, evite o envio da primeira mensagem pra muitos contatos de uma vez e NUNCA crie grupos para envio de mensagens. Caso o seu número receba muitas denúncias ou for bloqueado por muitos usuários o seu número pode ser banido permanentemente.  

Vale lembrar que o uso da Lista de Transmissão é permitido e é a única prática possível para o envio de mensagens em massa. Somente a pessoa que tiver o seu contato salvo na lista vai receber, por isso vale você sempre pedir para que a pessoa salve o número e perguntar se ela aceita receber promoções. Uma dica é você também colocar essa informação no nome do contato, assim ao criar a lista de transmissão você saberá quem aceita receber ou não. 

6- Leia os termos de uso 

É importante ler e entender os temos de uso do Whatsapp Business para não correr o risco de ser banido e ter que realizar a troca de número. Você encontra esse e outros termos aqui. 

7- Atualize o status  

Muita gente é antenada nos status do Whatsapp, assim como os stories do Instagram, é uma ferramenta incrível para divulgar o seu trabalho. Mantenha a comunicação mais informal com informações sobre procedimentos e promoções. 

8- Não compre listas  

De jeito algum compre ou utilize de algum meio para conseguir uma lista de contatos, existem algumas ferramentas que “caçam” perfis no Instagram e retiram os números de Whatsapp, essa prática inclusive é ilegal de acordo com a nova Lei de Proteção de dados.  

O melhor jeito de conseguir contatos é divulgar o seu número.  

9- Linguagem  

Pode haver uma certa dúvida sobre qual linguagem utilizar, pois é uma ferramenta comercial, mas ao mesmo tempo é uma ferramenta mais próxima do seu cliente. O ideal é analisar e identificar como o seu cliente conversa com você. Evite usar muitas abreviações.  

10- LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) 

Entrou em vigor em setembro de 2020 e ela visa a proteção de dados pessoais e o seu principal objetivo é responsabilizar empresas que acabem vendendo ou não protegendo os dados de seus clientes. Certo, mas o que o Whatsapp Business tem a ver com isso? Bom, apesar das mensagens serem criptografas o Whatsapp Business não permite solicitar nenhum dado sensível pela plataforma (você pode conferir essa informação no termo de uso do aplicativo, o link está na dica 6).  

O que achou dessas dicas? Você já usa o Whatsapp Business na sua clínica?