Você está visualizando atualmente Você sabia que a celulite em alguns casos é um problema clínico e não somente estético?

Você sabia que a celulite em alguns casos é um problema clínico e não somente estético?

 Lipodistrofia Ginóide

Em 95% dos casos, a celulite se manifesta na puberdade e isso não é mera coincidência. Um dos maiores responsáveis pelo seu surgimento é o hormônio feminino estrogênio que, nessa fase, está em hiperatividade. A hereditariedade também tem seu papel de peso nessa história: se a mãe tem celulite, a filha é forte candidata a sofrer com o mesmo mal. Além desses dois vilões, conheça outros fatores secundários.

Para tratar o problema é importante considerar vários fatores, especialmente, em qual estágio a celulite se encontra. A cirurgia é indicada em casos mais avançados, isto é, graus 3 e 4, quando as pacientes já apresentam distúrbios circulatórios sérios, ocasionando nódulos ou depressões muito intensas.

Possíveis causas da Celulite

Hereditariedade

O fator genético é importante, quando a mãe tem celulite é bem provável que ao longo do tempo sua filha também desenvolva, ficando assim mais evidente.

Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;

Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo.

Estilo de vida

Fumar (a nicotina estreita os vasos), beber (o álcool “incha” as células gordurosas), viver uma rotina estressante (o estresse altera o sistema hormonal), ter má postura e usar roupas muito apertadas são inimigos mortais da saúde e da beleza.

Má alimentação

Adotar dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou manter maus hábitos alimentares – como comer muito à noite e pouco durante o dia – aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras. Tomar pouca água e abusar do sal também dificulta a troca de líquidos do organismo.

Vida sedentária

A falta de atividades físicas diminui o consumo de energia pelo corpo, levando à transformação das sobras alimentares em gordura.

Problemas circulatórios

Quem tem varizes ou vasos rompidos precisa tomar precauções extras, já que isso é um sinal de que a troca de substâncias fundamentais entre vasos sanguíneos e células está comprometida.

Tratamentos para Celulite

Tecnologia Elos

Consiste em uma combinação, ação sinérgica das energias: Rádio Frequência bipolar – 1MHz – 150W: Proporciona um aquecimento interno na derme profunda e estimula o metabolismo, obtendo um efeito lipolítico. Sua função principal é a estimulação dos fibroblastos para produzir colágeno e elastina para aumentar a firmeza da pele. Led Infravermelho – 850nm – 3,3W: Estimula o metabolismo, ativação celular, reabsorção de edemas, aumenta o aporte de oxigênio e melhora a intercâmbio celular. Otimiza o efeito da radiofrequência – Elos. Roller – Massagem mecânica: A ação da massagem dos rolos oferece uma agradável sensação, ao mesmo tempo que estimula a circulação, auxiliando a eliminação dos edemas e a retenção de líquidos. Vácuo pulsado: A movimentação que obtemos com a sucção aumenta o fluxo sanguíneo e linfático, melhora a eliminação de resíduos e ajuda a soldar as camadas cutâneas e subcutâneas, obtendo resultados magníficos. Possibilita a maior penetração das energias.

Radiofrequência

É uma técnica que permite diminuir a celulite com ondas por mobilização do tecido gorduroso, assim como recuperar a elasticidade da pele e redefinir o contorno corporal. É o melhor e mais eficaz tratamento atualmente disponível para a tão indesejada celulite.

Drenagem linfática

Otimiza o sistema linfático, seguindo um trajeto específico do corpo, que orienta o ritmo e sentido dos movimentos de pressão. A drenagem normalmente começa nas extremidades dos pés e das mãos e vai subindo – seguindo o sentido do retorno venoso – até chegar aos gânglios e fazer o seu bombeamento, por meio de uma leve pressão. Isso faz a linfa retida ser escoada permitindo a melhor circulação de líquido.

Dieta

Atualmente tem-se questionado o verdadeiro papel da dieta na origem e evolução da celulite, mas uma dieta equilibrada e saudável assim como boa hidratação sempre proporciona um organismo mais saudável.

Exercício físico

No combate a celulite, atualmente, sabe-se que exercícios físicos onde o alongamento está associado (Pilates, natação) produz um efeito mais adequado que exercícios somente anaeróbios como a musculação.

Cremes

Possuem o seu papel no tratamento da celulite aumentando a hidratação da pele e atravessando-a levando ao tecido gorduroso substâncias que promoverão a reparação do tecido adiposo danificado.