O que é Radiofrequência?
A Radiofrequência é uma técnica responsável pelo aquecimento de todos os tecidos que têm moléculas de água em sua composição. Ela age por meio da geração de calor na derme, induzindo a produção de novas fibras de colágeno.
Além de melhorar o aspecto da pele, o procedimento promove a drenagem de fluídos, a quebra de tecido adiposo e fibroso, além do aumento da circulação sanguínea. A técnica é uma das principais formas de tratamento estético, pois é versátil, eficaz e segura.
É por meio da geração de correntes de alta frequência (de, aproximadamente, 1560 a 200 kW) que a Radiofrequência aquece todos os tecidos que contêm moléculas de água. O objetivo do procedimento é alcançar a temperatura de 40°C na superfície da pele, enquanto a temperatura na profundidade desejada alcança até 60°C.
Efeitos fisiológicos da Radiofrequência:
A técnica de radiofrequência atua diretamente nas células de gordura, acelerando seu metabolismo e distribuindo seus nutrientes de forma mais difusa. Além disso, ela contribui para a redução de triglicérides, que são responsáveis pelo estoque de energia.
Como o calor entra em contato com o tecido adiposo, a radiofrequência também tem atuação em inflamações causadas pela celulite. A gordura localizada é um dos motivos para a formação de celulite, logo, o tratamento visa melhorar os aspectos da celulite.
Além disso, o procedimento gera uma temperatura acima do normal, contraindo o colágeno e remodelando suas fibras e elastina. Após a radiofrequência, é possível observar novos estímulos de fibroblastos para a produção de mais colágeno.
Outros benefícios da técnica de radiofrequência são:
- Produz aquecimento do tecido adiposo, agindo no tecido adiposo subcutâneo e na celulite;
- Estimula a circulação sanguínea cutânea, melhorando a qualidade da pele;
- Estimula o sistema linfático e arteriovenoso do tecido adiposo diminuindo o volume corporal;
- Estimula a colagênese da derme, tensionado a pele.
Para que serve o procedimento?
Procedimentos estéticos que utilizam a técnica de Radiofrequência visam o rejuvenescimento da pele, além da redução de gorduras localizadas que causam celulites e estrias. Os principais motivos pelos quais muitas pessoas optam por essa técnica é a eficiência em deixar a pele mais firme (Skin Tightening), melhorar a aparência de cicatrizes e, até mesmo, da acne.
Pessoas que necessitam de um tratamento após a realização de cirurgias como lipoaspiração ou a eliminação de lipomas também procuram o procedimento.
Quais partes do corpo podem ser tratadas com a Radiofrequência:
- Face: pálpebras flácidas, flacidez facial e cicatrizes de acne e acne pustulosa ativa;
- Pescoço: rugas, flacidez do pescoço e “papada”;
- Colo: rugas e flacidez do colo;
- Abdome e região lombar: redução e melhora de gordura e celulite, estrias e flacidez;
- Glúteos e coxas: redução e melhora da gordura, celulite, flacidez e estrias.
Vantagens da Radiofrequência:
Existem muitas vantagens em optar por tratamentos com a técnica de radiofrequência. O tratamento é indolor, rápido e não requer o uso de anestésicos (o que o torna ainda mais rentável). É um procedimento que pode ser realizado no verão e que não impede a exposição ao sol, seja antes ou depois do tratamento.
A Radiofrequência não deixa sinais na pele, que pode ficar quente ou avermelhada em razão do calor em cerca de 15 a 20 minutos após o procedimento. O sintoma leve desaparece logo em seguida.
Como a Radiofrequência é realizada:
As sessões de Radiofrequência podem ser quinzenalmente ou mensalmente, levando em torno de 20 minutos, no máximo. São necessárias em torno de 3 a 10 sessões para cada região tratada, dependendo do objetivo a ser alcançado por cada paciente.
Após a aplicação do óleo ou gel, o Handpiece (equipamento utilizado para a geração de calor localizado) é aplicado, deslizando e aquecendo a pele. Ao finalizar o procedimento, a pele é limpa e o paciente pode retomar suas atividades normais.
Fonte: JK Dermatologia