+55 41 99107-7489 +55 41 3014-8381 - contato@sullaser.com.br
Você sabia que a sua expressão facial contribui para o envelhecimento e as rugas?

Você sabia que a sua expressão facial contribui para o envelhecimento e as rugas?

O que é Ruga

Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. São dobras que ocorrem na pele ao longo dos anos pela força da musculatura e movimentos tanto dos membros como de todos os músculos chamados de expressão facial. Essas dobras, quando associadas aos efeitos solares, podem se tornar definitivas, profundas e até mesmo apresentarem alterações na qualidade da pele no fundo das mesmas. Elas aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços. O aparecimento das rugas se inicia pelo aparecimento das marcas do envelhecimento cronológico nas áreas de maior expressão facial. Além do aparecimento das rugas, com o processo do envelhecimento pode haver algumas alterações de cor da pele da face, pequenos tumores benignos como por exemplo as chamadas queratoses (marcas marrons a pretas com superfície rugosa), melanoses (manchas marrons), nevos (pintas pretas), aumento do número de vasos sanguíneos e até mesmo leucodermias (manchas brancas pequenas arredondadas).

Tipos

Existem diversas classificações de rugas, a mais conhecida é de um autor chamado Glogau. Ele divide na realidade, não somente as rugas, como o processo de envelhecimento, em uma escala:

Tipo 1: Sem rugas;
Tipo 2: Rugas dinâmicas, que se forma com a expressão facial;
Tipo 3: Rugas de repouso;
Tipo 4: Quando há rugas em toda face, independente da expressão facial.

Causas

As rugas aparecem como um processo natural do envelhecimento chamado intrínseco e também tem sua evolução influenciada pelos fatores chamados extrínsecos. Não há como evitarmos a expressão dos nossos sentimentos através da mímica facial. O movimento constante e repetitivo da musculatura do rosto leva a formação das rugas naturalmente.

Porém, alguns fatores externos podem acelerar o aparecimento das mesmas e elas não aparecem normalmente sozinhas, considerando um paciente que não utiliza nenhum creme protetor solar ou algum tratamento cosmiátrico, ele vai apresentar todas as lesões de pele já descritas com o passar do tempo, algumas delas se transformam nas chamadas ceratoses solares que são lesões de pele “pré-malignas” e que finalmente acabam se transformando em malignas ou até mesmo, o aparecimento das malignas, sem necessariamente surgirem de uma ceratose actínica.

O sol e os demais fatores vão causando com o tempo rupturas nas fibras mais profundas da pele, especialmente do colágeno, com o processo do envelhecimento ainda se soma o fato de que diminuímos a formação do colágeno. Além disso, há alterações vasculares com aumento de capilares com o tempo levando à formação às vezes de vasos visíveis, principalmente na pessoa com a pele clara.

Diagnóstico de Rugas

O diagnóstico das rugas é realizado pela clínica, ou seja, pela avaliação clínica. Embora ela seja aparentemente óbvia, o médico capacitado tem uma visão mais ampla sobre as rugas, ele vai considerar o paciente, tanto na parte preventiva ou terapêutica de algum tumor suspeito, classificar o tipo de pele, o grau de envelhecimento, as doenças associadas e colocar tudo num outro campo de grande importância: o fotoenvelhecimento global, aonde não se vê apenas a superfície, mas também o processo de envelhecimento e reposicionamento de bolsas de gordura, sustentação óssea, no caso, da face.

Para classificação e avaliação pré-tratamento da ruga propriamente dita, existem aparelhos interessantes fotográficos, inclusive em 3D, sistemas de escaneamento digitalizado, ultrassom e outros mais sofisticados geralmente utilizados em trabalhos científicos.

O Laser

Esse tratamento, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. O mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.

Para ser submetida ao laser, a pele não pode estar bronzeada, sob risco de sofrer marcas e manchas. Pacientes com doenças que pioram com a exposição à luz, como o lúpus eritematoso, também não devem se submeter a nenhum tratamento desse tipo.

Prevenção

As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele com alguns hábitos:

– Usar de protetor solar com FPS igual ou maior do que 30;
– Parar de fumar;
– Hidratar a pele diariamente;
– Ter uma alimentação balanceada, rica em alimentos de origem vegetais e bem coloridos, e com pouco consumo de gorduras saturadas e açúcares;
– Beber bastante água.

×
Olá, tudo bem?
Sou a Jamylle, posso te ajudar?
Powered by